quinta-feira, 8 de março de 2012

Microscópio

O MICROSCÓPIO

Possuímos cinco sentidos, mas aquele que mais nos diz acerca do mundo que nos rodeia é a visão. Na antiguidade foram feitas muitas tentativas no sentido de melhorar a visão com a ajuda de dispositivos ópticos. A partir do séc. XIV as lentes começaram a ser usadas para corrigir defeitos de visão e como dispositivos de aumento. Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado, há cerca de 400 anos, por Hans Jansen e pelo seu filho Zacharias, dois fabricantes de óculos holandeses.. Desde o microscópio simples houve uma grande evolução até ao microscópio electrónico, este último com um enorme poder de ampliação.
Mas se não se tem a certeza de quem inventou o microscópio, é certo que foi o Anton Van Leewenhoek (1632 – 1723) o primeiro grande microscopista, registando cuidadosamente todas as suas observações. Foi ele que ao observar água parada de um charco viu, pela primeira vez, seres vivos formados por uma única célula a que posteriormente se deu o nome de micróbios.
Porém em 1665 surgiu o célebre microscópio de Robert Hooke , que melhorou muito a capacidade de ampliação. Foi através deste cientista inglês e dos seus trabalhos que foi possível iniciar a longa caminhada até à descoberta da constituição dos seres vivos, permitindo um avanço extraordinário da biologia, zoologia, botânica, medicina … Foi este cientista que criou o termo célula.

Hooke descreveu assim o que viu, ao examinar finas “fatias” de cortiça, obtidas com a ajuda de uma lâmina:
“ … e pude perceber claramente que a cortiça era perfurada e porosa, assemelhando-se a um favo de mel … esses poros ou células não eram muito profundos e eram semelhantes a um grande número de pequenas caixas…”

Já no séc. XX o microscópio electrónico começou a ser usado para visualizar muitas estruturas da célula.
Tu, nas aulas de Ciências da Natureza vais utilizar um microscópio óptico composto, que já foi utilizado por muitos alunos da tua escola nos anos anteriores e vai ser utilizado ainda por muitos outros. Deves, portanto, conhecer bem a sua constituição e ter muito cuidado na sua utilização.


Na utilização do microscópio óptico, uma vez que é um instrumento sensível, devemos ter diversos cuidados:

1- Colocar o microscópio na mesa de trabalho, mantendo-o afastado dos bordos;

2- Verificar se a lente objectiva de menor poder de ampliação se encontra colocada na dirrecção do orifício da platina;

3- Abrir o diafragma e orientar o espelho na direcção da luz;

4- Colocar a preparação na platina e prendê-la com as pinças;

5- Subir a platina, usando o parafuso macrométrico e olhando lateralmente a fim de aproximar a preparação o mais possível da objectiva;

6- Olhar pela lente ocular e descer a platina, com o parafuso macrométrico, até aparecer uma imagem;

7- Usar o parafuso micrométrico para tornar a imagem nítida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário